Literatura Fantástica Brasileira

Literatura Fantástica Brasileira

Blog Listas Literárias, a verdade.


Por Irmandade da Literatura.

Prosseguindo com nossas matérias como colaboradores do Literatura Fantástica Brasileira, nós, a Irmandade da Literatura, vamos mostrar uma verdade que talvez nem todos saibam sobre o blog "Listas Literárias".

Brasileiro é um povo deveras preguiçoso e provavelmente por causa disso deixe de se atentar a pequenos detalhes que provavelmente o fariam mudar de opinião acerca de algumas coisas.

O blog Listas Literárias é uma dessas coisas.

Pesquise no Google sobre qualquer coisa relacionada à literatura e encabeçando a lista do motor de busca lá estará ele, o Listas Literárias.

A questão não é propriamente a relevância do blog, mas sim o motivo de ele abranger os mais diversos âmbitos da literatura: $$$$.

Reconhecemos que muitas das listas são coerentes e raramente discordamos de seu conteúdo, o que achamos curioso é o fato de que nesse blog nunca desce-se o cacete em livro algum, ele só leva ao leitor obras fantásticas...

Mas, curiosos que somos, resolvemos investigar o real motivo disso acontecer e não foi muito difícil, aliás, nada difícil, desvendar esse segredo.

O motivo é simples: para ter o livro mencionado no blog, seja em listas ou resenhas, o autor deve PAGAR para que isso aconteça.

Sim, não basta enviar o livro para que o responsável pelo blog o resenhe, como costuma acontecer em parcerias entre autores e blogueiros, é necessário que ele, o autor, PAGUE para que isso aconteça. 

Estamos mentindo?

Não, não estamos, acesse o Listas Literárias, e comprove você mesmo, o link levará à página em que essa prática é comprovada.

Nada contra o cidadão querer lucrar com a página dele, muito pelo contrário, ele tem todo o direito de fazer isso, assim como um autor que deseja divulgar seus livros tem todo o direito de PAGAR para quem quiser para fazer a divulgação, o que não concordamos é com a ausência de transparência nisso tudo porque ludibria os leitores.

Nos responda sinceramente: um autor que PAGA para que o Listas Literárias aborde seu trabalho de alguma forma, seja em alguma lista ou em resenhas, terá seu trabalho achincalhado caso ele seja deplorável?

Não, não será.

Ou seja, o leitor lerá uma resenha elogiosa que o encorajará a adquirir determinada obra, quando nem sempre ela será merecedora de elogios.

A obra, visto que o autor está PAGANDO por aquela resenha, ou para que ela seja incluída em alguma lista, pode ser um lixo, mas será elogiada.

Blogueiros que fazem esse tipo de trabalho em troca apenas de um exemplar gratuito raramente falam a verdade, imagine então quem cobra?

Resumindo: o blog Listas Literárias empurra aos leitores muitos trabalhos de péssima qualidade em nome de retorno financeiro.

O leitor está sendo enganado.

E assim segue a literatura, cada vez mais fundo na fossa.

Entre em contato: litfanbr@gmail.com

Listas Literárias
Listas Literárias: blog bom para se limpar a bunda.

Um comentário:

  1. Boa noite!
    Realmente fiquei surpreso com o LL.
    O único "boom" dele que vi foi quando criaram esta lista com base em uma votação de uma enquete aberta por eles:
    http://www.listasliterarias.com/2014/11/10-melhores-autores-da-literatura.html
    Alguns autores ganharam por popularidade. Outros ganharam porque pediram votos.
    Enfim, falta de critério é algo tão complicado quanto valores absurdos para resenhar um livro.
    Se alguém quiser resenhar o meu, por exemplo, eu dou um exemplar ou a pessoa que compre. Agora isso já é demais para um blog.
    Enfim, mera opinião pessoal.
    Abraços e parabéns por mais um bom trabalho, Irmandade.

    ResponderExcluir

Pode chorar...