Literatura Fantástica Brasileira

Literatura Fantástica Brasileira

Literata fechando as portas?

Editora Literata

Por Astrid Underground.

Curioso como costumam nos apedrejar pelas matérias que escrevemos sobre determinados autores, editoras e editores.

Mas, o mais curioso, é como o destino se encarrega de endossar tudo o que publicamos aqui no blog.

"Vocês falam demais", "Despeitados, escrevem essas coisas porque são uns fracassados" e todo o mimimi que os tapados do meio literário e seus admiradores insistem em evacuar nos comentários aqui no blog só se mostram ainda mais medíocres com o passar do tempo.

A Editora Literata já foi diversas vezes citada em textos aqui do LitFanBR, e sinceramente espero que essa matéria seja a derradeira a respeito dela diante da possibilidade de ela fechar as portas (ao que tudo indica).

Desconheço os detalhes acerca dos bastidores dessa "editora", porém confiarei nas palavras publicadas pela escritora Susy Ramone, que faz parte do seu time de escritores.

Provavelmente ela não autorizaria a reprodução aqui no blog do que escreveu, porém, como a publicação se deu em domínio público, autorizações não se fazem necessárias.

Se quisesse segredo, que o tivesse feito com visualização privada. Se bem que a situação já se espalhou internet afora, não é mais segredo pra ninguém.

Veja o que ela escreveu:


Ao que tudo indica não foi um caso de má índole dos envolvidos (será?), mas sim de incompetência mesmo.

"Pagar nossos direitos autorais certinho", isso nem de longe me surpreende tratando-se da editora em questão. Literata, nos bastidores do meio literário, sempre foi chamada de "Picaretata", por que será?

Lógico que Susy Ramone não desceria o pau no editor, o Eduardo Bonito, afinal de contas, peitar essa gente e dizer as verdades é uma atitude tomada por poucos. Quem costuma fazer isso (e exemplos não faltam) sempre acaba sendo achincalhado dentro do meio literário, afinal, os canastrões não apreciam que se aponte as patifarias que fazem, por mais evidentes que sejam.

Eduardo Bonito, editor da Literata

Só não entendo o medo que ela, Susy Ramone, tem de descer o sarrafo nesses pilantras literários. Ela não vive às custas da literatura (até porque se vivesse estaria ferrada), é professora e faz bonequinhos vudu, atividades muito mais dignas do que publicar por essas editoras de fundo de quintal, para as quais praticamente vendem a alma sem sequer receberem o que lhes é de direito.

Mas enfim, cada um sabe onde o calo aperta, e ela pelo menos se pronunciou a respeito e pelo que escreveu já podemos ter uma ideia de como andam as coisas por lá, na Picaretata.

Eles estão devendo para o pessoal da Bienal, não pagaram pelo stand, já disseram que não pagarão o que devem pra eles e muito menos aos seus autores. "Bonito" isso, né?

Mas acalme-se, tem mais: e o caso de eles terem passado a informação para um determinado "autor" de que a tiragem dos seus livros seria numa quantidade X, quando na verdade foi Y?Ou seja, a Picaretata não repassaria o valor dos direitos autorais da quantidade excedente de volumes. "Bonito" isso, não é verdade?

Posso estar enganada, diante da minha ignorância, mas isso não qualifica roubo?

E todos os patetas felizes por publicarem suas obras pela Literata? Inflando o peito dizendo que ela abria suas portas para os autores nacionais, valorizava o autor nacional e blabláblá. Estava era roubando esses coitados, essa é a verdade. E os panacas todos orgulhosos por publicarem com o "Bonitão". 

Editoras desse naipe só ajudaram a emporcalhar o meio literário, por diversos motivos que não perderei meu tempo em citar mais uma vez (leia as outras matérias em que ela é citada e saberá quais são), e sinceramente espero que ela feche as portas.

Por causa de editoras escrotas como essa que cada dia mais os autores preferem trabalhar por conta, e não tiro a razão deles.

Só lamento por aqueles que de alguma forma foram ou estão sendo prejudicados pela má gestão da empresa, afinal, eles não podem ser culpados por terem acreditado em um sonho.

Para quem é de fora e não tem o rabo preso já estava claro que algo não ia bem com a editorazinha da Praia Grande, mas o pior cego é aquele que não quer ver.

Algumas coisas as pessoas simplesmente não aceitam, elas precisam sentir na pele para aprender.

Por diversas vezes alertamos aqui no blog que trabalhar com a Literata era nada menos que uma furada, mas por que acreditar em um bando de fracassados, não é mesmo? Nós não entendemos de "m" nenhuma e escrevemos nos baseando exclusivamente no "achismo", não é?

Aí está a verdade dos fatos, quem estava com a razão? Doa a quem doer e eu, na minha honestidade, só posso rir da cara de todos os que nos achincalharam pelo que escrevemos em relação a essa Literata e ao Eduardo Bonito, vejam o que receberam em troca (eu disse receberam? kkkkkkkkkkk).

Pouco a pouco todos os pulhas literários estão vendo seu castelinho de areia desmoronar e nós estaremos aqui, felizes e contentes, assistindo a tudo isso de camarote.

Literata, Eduardo Bonito, vão pro diabo que os carregue!!!

Mas, cabe ainda uma pergunta: onde Eddy Khaos (a divindade) atuará agora visto que a Literata era a principal consumidora dos seus (sic) trabalhos? A propósito: o magnífico "logo" da Literata que ilustra essa matéria é de autoria dele.

Será que foi feito no paint?

Entre em contato: litfanbr@gmail.com.

8 comentários:

  1. Como diz o ditado: onde há fumaça, há fogo. E essa literata sempre fez mais fumaça que os fumacê do combate à dengue.

    ResponderExcluir
  2. Cara, o bagulho tá doido mesmo! Hoje a Suzy Heckamiah anunciou no face a saída dela da editora dando a entender que ganhava mais fora dela do que dentro, A Susy Ramone parece revoltada pelo face com a falta de organização e preparo do "editor", a Letícia Godoy anunciou no face a saída dela, isso já no dia 10, e tbm no dia 10 Douglas Eralldo anunciou no face dele tbm que não faz mais parte dessa editora, e parecia bastante convicto. Isso são só exemplos. Parece que tem mais um monte de gente irritada com a Literata! Tem um monte de anúncios na net de autores insatisfeitos saindo. Fora os que resolveram abrir suas próprias editoras independentes. Acho que só vai ficar mesmo o pulha do Eddy Khaos. Fico me perguntando que talento literário esse Eddy acha que tem...
    O que podemos conncluir com isso? Eduardo Bonito não merece os autores que tinha.

    ResponderExcluir
  3. Não é a primeira e nem será a última. Publicar independentemente é muito melhor do que queimar o seu trabalho em qualquer dessas editoras. O pessoal sabe disso e está caindo fora.

    Ainda me admira o medo que esse pessoal tem de contar suas estórias e experiências. Por acaso estão com medo de não ser aceitos por outros editores do mesmo naipe?

    É como ter medo de denunciar alguém que lhe estuprou, porque depois disso, ninguém mais vai querer lhe estuprar.

    Não dá pra entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocação mais infeliz, hein amigo ?

      Excluir
    2. Infeliz mesmo, meu chapa.

      Sabe me dizer qual é o trabalho em que você vira várias noites no batente, sempre buscando melhorar a qualidade do que faz, e outra pessoa leva 90% só porque te trouxe os clientes?

      Excluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=Nq0GP4yQup4

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Esse Eduardo Bonito é tão lixo que excluiu o perfil dele do Face.
    Tá correndo igual o diabo corre da cruz.

    ResponderExcluir
  6. Escrevam o que eu digo: a próxima a fechar será a Biblioteca 24 Horas, mais conhecida por 24x7.

    ResponderExcluir

Pode chorar...