Literatura Fantástica Brasileira

Literatura Fantástica Brasileira

Palhaçada?



Por Equipe Literatura Fantástica Brasileira.


Recebemos hoje o e-mail publicado abaixo.

Seria interessante os leitores lê-lo e depois tirarem suas próprias conclusões.
Depois tem editorazinha e escritor medíocre que tem a ousadia de reclamar que nós os perseguimos.
Eles fazem por merecer, nós apenas divulgamos as cagadas deles. Não vamos deixar de publicar as denúncias que recebemos por medo de "processo" ou porque viram a cara pra gente nos eventos.
Provavelmente se eles trabalhassem de maneira decente não apareceriam aqui com tanta frequência, concordam?

Bom dia senhores.Comecei a escrever a pouco tempo e sempre tive o sonho de publicar meu livro e quando percebi que essa tarefa era bem difícil fiquei sabendo que eu poderia publicar alguns textos menores em antologias, para divulgar meu nome e assim, quem sabe, alguém se interessar em publicar meu livro.Então dei uma pesquisada e soube que havia uma cara organizando várias antologias, sobre os mais variados temas. Vi então uma luz no fim do túnel e criei alguns textos e enviei pra algumas delas (não todas porque não sou muito eclético).Estava ansioso pelo resultado, queria muito participar de pelo menos uma delas, mas qual foi minha desagradável surpresa quando soube que não tinha sido escolhido pra nenhuma delas.Tudo bem, fiquei chateado, talvez meus contos não fossem mesmo bons o suficiente para participar dos livros.Comentei com um amigo meu sobre isso e ele foi dar uma olhada nas relações dos ganhadores e ele viu uma coisa que não tinha notado: em todas as antologias organizadas pelo cara os selecionados eram quase sempre os mesmos! Na maioria das vezes escritoras que posam do lado dele nos eventos.Porra, então o critério para avaliação era o coleguismo ou a qualidade do texto? Fiquei putaço!Só depois disso esse meu amigo disse para eu dar uma olhada no blog de vocês e disse -Você não viu que o organizador mal sabe escrever? Vivem cagando encima dele nesse blog, ele é um merda!Cara, pior que sou obrigado a concordar, ele não passa de um patife e me arrependi de ter enviado meus trabalhos pra ele. Se ele escreve como escreve, como pode organizar algum trabalho literário? E que tipo de material será publicado? Por que alguém que não cuida da qualidade do seu próprio trabalho vai fazer uma coisa decente nos trabalhos dos outros?O que antes era revolta e arrependimento acabou se transformando em alívio: eu me arrependeria mesmo seria de ter algum trabalho meu vinculado ao nome do sujeito.Não preciso dizer o nome dele, vocês sabem muito bem quem ele é.Só estou escrevendo para contar o que aconteceu comigo e parabenizar vocês pelo blog, pena mesmo foi eu não ter conhecido antes.Valeu!


Como nosso leitor informa, não há necessidade de citar o nome do tal "organizador", mas se alguém ainda tiver alguma dúvida é só enviar um e-mail pra gente.
Mas aproveitarei para reforçar o alerta quanto a essa antologias: CAIAM FORA!
Principalmente se você tiver que pagar para participar delas.
Essa fórmula, por mais manjada que esteja, ainda é usada por alguns caras de pau.
Tem uma antologia com prazos para inscrição abertos e que promete ser uma das "maiores antologias de terror". O detalhe é que para participar dela o autor deve pagar.
A informação abaixo foi tirada da própria página da tal antologia:

Será cobrada de cada autor uma taxa de R$ 80,00 para participar com 1 (um) conto; R$ 140,00 para participar com 2 (dois) contos; e R$ 200,00 para participar com 3 (três contos). O número máximo de contos a ser enviado é de 3 (três) contos por autor.

Agora eu me pergunto: será que ainda tem quem se sujeite a isso?
Procure aqui no blog e encontrará toneladas de informação sobre as presepadas pelas quais passam os que se envolvem com esse tipo de trabalho e se, mesmo assim, ainda achar que vale a pena usar seu dinheiro, vá em frente. Depois mande e-mail aqui pra gente reclamando, afinal, pra que o blog serve?
Eu até poderia dar nomes aos bois, mas parece que tem gente dentro desse meio que gosta mesmo é de publicidade, não importa se seu nome está vinculado à merda.
Parecem essas mulheres-fruta, as Valescas Popozudas da vida, que todo mundo acha que não passam de putas suburbanas sem talento, mas não se importam de estamparem jornais e revistas mesmo assim.
Como exemplo temos o tal de Thiago Toy, que não viu problema algum nas matérias que publicamos a respeito dele aqui no blog. É provável que até o tenhamos ajudado na divulgação do tal "projeto" dele, mas convenhamos, se alguém ainda quis ajudar mesmo depois de ter lido o que foi publicado é porque esse país não tem mais conserto mesmo.
Outro para quem o que importa é o "falem mal, mas falem de mim" é o editor da Literata, o tal de Eduardo Bonito, para quem o que interessa é que sejam publicadas matérias sobre as porcarias que ele publica, não importando se desçam o sarrafo nelas. Não dá pra generalizar, tem alguns escritores trabalhando com ele que até possuem alguma qualidade, mas no geral...
Mas nesse caso de hoje não estamparemos o nome dos envolvidos nessa tal "antologia", caso alguém se interesse em saber do que se trata é só entrar em contato.

Entre em contato: litfanbr@gmail.com


22 comentários:

  1. Olá, equipe do blog Literatura Fantástica. Vim aqui prestar esclarecimento depois de, para minha surpresa, várias pessoas, hoje mesmo, terem me avisado de que parte do regulamento de uma antologia que estou organizando foi duramente criticada neste blog. A antologia Literror - antologialiterror.blogspot.com.br

    Apesar de eu não ser a pessoa acima criticada, que publica textos só de amigos (acho que vocês estão falando do Eddy Khaos, mas eu não respondo por ele), bom, vi que parte do regulamento de uma de minhas antologias realmente é criticada aqui.

    Portanto, sinto-me na obrigação de prestar maiores esclarecimentos para que não pensem mal a meu respeito, pois já trabalho com literatura há mais de 13 anos e prezo muito pela qualidade literária, tanto de meus prórios livros quanto das antologias que organizo.

    1º- Os valores mencionados para participação são para pagar as agências de publicidade literária que contratei. Foram quatro agências cujo pagamento saiu do meu próprio bolso e esses valores cobrados para participação, juntando todos os autores participantes, irão pagar apenas a metade do que gastei com essas agências e outros serviços igualmente caros (cerca de R$ 15.000,00 que tive de dividir em várias parcelas para não pesar muito). No máximo 50 contos serão publicados (até 3 por autor), e é só fazer as contas para comparar o que digo. Enfim, estou gastando muito dinheiro nessa antologia antes mesmo dela ser lançada, e os valores cobrados por autor são apenas para cobrir parte do investimento que estou fazendo neles. Além disso, não tenho culpa se não tenho patrocínio para pagar os serviços de marketing literário, impressão para as livrarias, registro, revisão, capista, diagramador, etc, etc, etc... Sou apenas um organizador. E até em meus próprios livros costumo investir quantias absurdas porque não tenho quem me patrocine. Sou um autor que sempre trabalhou de forma independente, mesmo tendo publicado em mais de uma editora.
    Se o problema deste blog é com a Editora em questão, o que tenho a ver com isso? Sempre fiz meu trabalho sozinho, pagando pelos serviços cobrados. Ainda bem que não tive nenhum problema na hora da entrega dos serviços literários que paguei ao longo de todos esses anos, mas não vejo produtividade alguma se eu for dar importância ao fato de que tal editora é boa ou não. Apenas faço meu trabalho da melhor forma possível para que eu seja reconhecido por isso.

    2º Eu não gosto muito de cobrar para participar em antologias, prova disso foi a segunda antologia Sombrias Escrituras, cuja participação foi gratuita para todos os 38 autores, e que estou gastando até hoje em propaganda e divulgação. Não recebi ajuda nenhuma de nenhum autor. Muito pelo contrário: É um prazer ajudar a todos na medida do possível, porque gosto muito do que faço.

    3º No caso do retorno aos participantes em minhas antologias cobradas ou não, eu sempre faço uma ótima divulgação de todos os autores.
    Podem perguntar a todos que trabalharam comigo. Faço entrevistas em vídeo para diversos canais, promovo matérias em jornais e sites, e até já paguei para certos autores que não tinham condições financeiras de participar.

    4º Em minhas antologias, todos os contos passam por uma análise rigorosa. Não publico textos com erros ortográficos e gramaticais, e vejo sempre a qualidade da obra apresentada pelo autor. No site Sombrias Escrituras publico a relação de todos os autores e seus textos publicados, podem dar uma conferida e tirar suas próprias conclusões. Posso garantir que só passam em minhas antologias somente os contos bem escritos e de qualidade. Não importa se o autor é meu amigo, famoso, ou pague uma fortuna para participar.

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Astrid Underground6 de maio de 2014 16:11

      Curiosa é a rápida maneira como tudo o que aqui é publicado se alastra dentro do meio literário.
      Isso porque ninguém lê o blog.
      A contradição dessa gentalha literária me diverte.

      Excluir
  2. 5º É injusto que se pague para participar de uma antologia? Sim, com certeza! Se eu pudesse, não cobraria nada de nenhum autor. Mas ninguém quer patrocinar uma antologia de um escritor organizador pouco conhecido como eu, ainda mais nessas proporções da Literror.
    Por isso conto com a ajuda, mesmo que em parte, dos próprios autores. E aqui cabe também esclarecer que ninguém vai pagar nada para garantir participação. Só participa quem tiver seu texto aprovado e aí sim, depois vamos ver essa questão dos valores. Durante todo o tempo que trabalho nessa área sempre tive prejuízos. Só continuo mesmo porque tenho amor à literatura. Faço com dedicação o que gosto.
    Se duvidam de minha dedicação à literatura de terror ou da qualidade de meus trabalhos, convido-os a visitarem meus sites para tirarem suas próprias conclusões: www.sombriasescrituras.net - www.senhorarcano.com - www.nigernoctem.com - www.contosdoarcano.blogspot.com.br

    6º É com tristeza que sinto-me na obrigação de prestar maiores esclarecimentos por aqui, já que, mesmo sendo injustiçado várias vezes no passado em casos semelhantes aos que publicaram aqui, continuei meu trabalho sem precisar excluir ninguém de redes sociais, nunca dando importância aos pedidos de terceiros para que não falassem mais com esse ou aquele autor. Isso é muito triste e não deveria acontecer nesse cenário literário. E fico triste porque ninguém veio falar comigo antes para pedir esclarecimentos. Por que não vieram antes me perguntar? Por que publicaram uma crítica a uma parte de meu regulamento sem antes me consultar? Eu sou bastante acessível a todos e procuro sempre manter uma total transparência de todo o meu trabalho.

    -- Concluindo, espero que publiquem este meu comentário e, na minha humilde condição de escritor, aceitem meus esclarecimentos. Porque não sou um pilantra ou aproveitador, como fez parecer este post ao publicar parte de um regulamento meu. Já pensei em suspender a cobrança e fazer de graça, afinal, já está tudo pago mesmo. Mas, como podem ver, não é uma decisão fácil de ser tomada porque envolve muitas áreas.

    Desculpe por qualquer coisa que eu tenha dado a entender de forma errônea por parte de vocês, e aceito todas as críticas, contanto que tenham fundamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas cabe então a pergunta: se você arcou com tudo em relação à antologia. A Literata entra onde nessa história?

      Excluir
  3. Chutenacara.com.br6 de maio de 2014 15:26

    Eu acho que todo aquele que se presta a querer participar de uma antologia organizada pelo lixo do Eddy Khaos tem mais é que se foder mesmo.
    Ou alguém tem dúvidas de que é a ele que se refere o e-mail?

    ResponderExcluir
  4. Já fui convidado para participar de antologias, uma vez que existem "olheiros" no recanto da letras que gostam do material postado e convidam para projetos.

    A ideia de antologias é muito boa, pois permite divulgar o trabalho de vários autores, praticamente sem custos para eles. E para os leitores é melhor ainda, pois ao adquirir uma antologia de terror, por exemplo, ele teria em mãos, trabalhos publicados pelos melhores escritores do gênero, de forma a selecionar aqueles que mais gostou e correr atrás de outras obras deles.

    Assim, participar ou comprar antologias, é a melhor forma de entrar na literatura nacional. Certo?

    Em teoria, sim. Mas Brasileiro tem o mundialmente conhecido talento de ESTRAGAR TUDO em que põe a mão!

    E aqui tudo é invertido.

    Mesmo que o autor precise pagar para participar, acham mesmo que todo mundo paga? Levando em conta que os textos são escolhidos pela relação de coleguismo em detrimento da qualidade?

    Você arriscará dividir espaço com trabalhos de qualidade infinitamente inferior ao seu? De forma a manchar o seu nome?

    E você, leitor? Vai arriscar comprar uma antologia sabendo que qualidade não é critério na seleção dos contos da maior parte delas?

    Em resumo: Você que é autor sério, fique longe destas antologias. E você que é leitor e quer dar uma chance aos nacionais, muito cuidado, pois a maioria delas são lixo, e não fazem parte de nossa literatura.

    ResponderExcluir
  5. Participei apenas de uma antologia,gratuita, e a quantidade de dor de cabeça que isso me rendeu fez com que me arrependesse de ter participado.
    Organizei uma antologia comemorando o aniversário de cinco anos do meu blog, que na verdade nem era pra ser uma antologia, só publicaria contos escritos por outros autores como forma de presentear os leitores, mas o pessoal se empolgou tanto que acabou-se organizando um e-book.
    Recebi coisas realmente pavorosas, algumas delas não cheguei a publicar, e outras eu praticamente reescrevi para que não emporcalhasse meu blog.
    Acho que para organizar um projeto desses há a necessidade de que se possua conhecimento para isso, não achar que essa é apenas mais uma forma de puxar saco dos amiguinhos, porque acaba dando em merda.
    Pagar para participar de antologia? Kkkkkkkkkkkkk, tá brincando né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Oscar. Atendendo a pedidos, aí vai a minha resposta: http://antologialiterror.blogspot.com.br/2014/05/antologia-literror-agora-participacao-e.html

      Excluir
    2. Certo, mas o que eu tenho a ver com isso?
      Eu já publico meus livros de forma independente, não quero e nem preciso participar da sua antologia.
      A propósito: quero distância de você e de toda essa gente com quem você anda.

      Excluir
    3. Astrid Underground6 de maio de 2014 16:19

      Rssss. ai Oscar, por isso sou sua fã!

      Excluir
    4. Não preciso que você participe, Oscar. E nunca andei de mãos dadas com essa "gente" que você menciona. Moro muito longe pra isso e sempre fiz tudo sozinho.
      Meu comentário foi minha resposta para a crítica ao regulamento acima, e não uma indireta para você, que entendeu muito mal meu comentário.
      Nunca tive nada contra você. E se você quer distância de mim só porque tenho nas redes sociais pessoas que você não gosta, o que posso dizer?
      Lembro que você fazia parte de minhas redes sociais, elogiou alguns textos meus em um de meus antigos blogs, e de repente me deletou. Só porque certas pessoas fazem parte de minhas redes sociais? Eu lhe fiz algo? Não me lembro de tê-lo criticado em nenhum momento publicamente.
      Mas tudo bem, se você quer responder com ignorância, não posso fazer nada. Afinal, é bem provável que nem se lembre mais de mim como um amigo que fui no passado, mas devido ao longo tempo em que nos mantivemos sem trocar uma única palavra, só pense em mim como mais um desses que você odeia. Lamentável.

      Excluir
    5. Chutenacara.com.br6 de maio de 2014 19:25

      Sério que você fez isso com o cara Oscar?
      Porra, como você é mau...

      Excluir
    6. Sua ironia, Chutenacara, mostra que não adianta mesmo tentar explicar nada sem que surja uma piadinha infame tentando desmerecer um assunto sério. Por isso, se qualquer pessoa aqui tem alguma dúvida sobre o que eu disse, envie-me um e-mail (contato@senhorarcano.com) ou vamos conversar pessoalmente. Acredito que é uma atitude mais digna tentar esclarecer as coisas de forma civilizada do que tentar impor - na base da polêmica forçada - opiniões que, infelizmente, partem de algumas pessoas que desconhecem muitos fatos por trás do que afirmam.

      Excluir
    7. Chutenacara.com.br6 de maio de 2014 21:18

      Certo, mas você se refere às dúvidas quanto ao blá blá blá de você cobrar pra participar da sua antologia ou sobre seu embrolho com o Oscar?
      Seja mais específicos. Nós aqui adoramos um barraco.

      Excluir
    8. Chutenacara, não tenho nenhum "embrolho" com o Oscar. Já disse que não tenho nada contra ele. Só o que me surpreendeu foi sua atitude grosseira dizendo que quer distância de mim porque, acredito eu, tenho em meus círculos literários pessoas que ele não gosta. Não vejo outro motivo para sua atitude. Tudo bem, é direito dele. Desde que comecei a publicar meus primeiros textos passei a conviver com vários inimigos literários, faz parte do meu ofício e já estou acostumado. Sei, por exemplo, de muitos boatos de pessoas invejosas circulando a meu respeito, além de uma infinidade de podres bem mais pesados que os publicados aqui neste blog. Mas passo por cima de tudo isso o tempo todo. Não guardo rancor e nem nutro ódio por ninguém. Existem maneiras mais pragmáticas de se resolver esse tipo de situação com pilantras no meio literário, e são justamente essas maneiras que eles mais temem.

      E se você quer menosprezar meu comentário chamando-o de "blá blá blá", o que posso entender é que você não quer aceitar o fato de que sempre paguei por serviços muito caros para investir, tanto nos autores das minhas antologias, quanto em meus próprios livros. Tudo bem, também é um direito seu não querer acreditar em mim. Para mim, não faz diferença se a antologia será ou não paga. É tudo uma questão de ponto de vista, se é justo ou não com o organizador. Gratuita ou não-gratuita, o que vale é a seriedade e compromisso com a qualidade.

      Mas eu não vou mais participar desse processo cansativo de comentários neste blog, como se isso aqui fosse um chat. Por favor, entrem em contato diretamente comigo porque não posso ficar acompanhando esse post o tempo todo, para responder às perguntas ou tentar esclarecer várias vezes o mesmo assunto. Tudo bem, vocês adoram um barraco, mas para sua decepção não sou barraqueiro; prefiro dialogar e conversar.

      Excluir
    9. Meu Deus....o cara ainda responde....

      Excluir
  6. Esses valores que o Sr. Arcano apresentou (15k com publicidade) são condizentes com o mercado editorial? Ou ainda, são condizentes com antologias compostas por autores independentes ou novatos?

    ResponderExcluir
  7. Marco A. A., experimente mandar rodar na gráfica uma quantia pequena (mil livros) ao preço de dez reais cada para distribuir em várias livrarias do país que ficam com 30% do valor de capa, e você verá que não estou exagerando. Some esse valor às agências de publicidade e aos demais serviços, como capa, ilustração, diagramação, registro de ISBN, conversão para e-pub, etc.
    Some tudo, e você verá que infelizmente o mercado editorial brasileiro é muito caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc fosse Americano , vc seria um grande empreendedor ..Vejamos 80 reais o conto x 50 contos Antologia daria 40 k ...Tirando uns 5 k para imprimir + 5k de propaganda + 2 k de capa , ilustração, diagramação...etc + 2 k despesas ordinarias...teria um lucro de mais de 50% ....Qual empresa tem um lucro destes...Mas como vc mora no País das bananas...da esculhambação ...Vai ter que justificar até o último centavo.

      Capitalistamente falando, um ótimo negócio...

      Excluir
    2. Olha eu não ia defender o cara não.... mas tudo que ele disse parece fazer sentido....

      Faça as contas direito, Alécio. 80 reais x 50 dá apenas 4 mil. E não 40 mil como vc disse.
      Ele realmente ta saindo no prejuizo e pelo o que entendi a editora não ajuda ele em nada???

      Caralho que porra de editora é essa? Eu ia falar que quem é esse cara mas depois que fui ver os sites dele..... porra.... o ''ser das trevas"' realmente tem talento e faz um trabalho serio. mudei minha opiniao sobre o cara, acho que agora ele tem é que cobrar mais da editora ou sair dela urgentemente! ta torrando a grana dele no lugar errado.

      PORRA ARCANO SAI DESSA MERDA DE LITERATA CARA!!!

      Excluir
    3. Falei merda...4 mil reais não paga nem o trabalho de organizar a Antologia.... Sai fora Arcano !! Ta perdendo seu tempo !!

      Excluir
    4. Acho que ele se juntou com a LITERATA na esperança de que ela tivesse algum prestígio e o ajudasse a alavancar o projeto.

      SABE DE NADA INOCENTE!

      Excluir

Pode chorar...