Literatura Fantástica Brasileira

Literatura Fantástica Brasileira

Publicação independente: como divulgar?



Por Astrid Underground.

Postando a segunda matéria que visa auxiliar escritores independentes com o sonho de serem lidos.
Compartilho então uma publicação feita na página do SEBRAE que dá ótimas dicas de como um escritor iniciante, e independente, deve proceder na divulgação dos seus trabalhos.
Fonte: http://www.facadiferente.sebrae.com.br/2010/12/29/como-divulgar-uma-publicacao-independente/

O escritor Alexandre Felizardo, de São Bernardo do Campo (SP), pediu orientação de como divulgar o livro que acaba de lançar. “Eu estou procurando maneira eficiente de divulgar um livro de minha autoria: Cavernas em Foco – Espeleologia Histórica e Cultural Mundial. Por enquanto ele está disponível apenas na net, no site http://www.bookess.com/read/4505.”
O autor divulgou a publicação nas redes sociais, mas sem muito sucesso nas vendas. Também criou um site para divulgar a publicação: http://www.cavernasemfoco.com.br. “Eu fiz alguns posts no Twitter, Orkut e Facebook, mas ainda não tive retorno satisfatório. Acredito que como o livro não está disponível em livrarias, fica mais difícil para o comprador em potencial avaliá-lo, apesar que no site é possível folhear aproximadamente 50 páginas.”
O autor chegou a vender algumas edições pessoalmente. “Todos que a vem gostam e acabam comprando, mas não pretendo ficar apenas nesse “varejão”. Quero atingir um número grande de pessoas e proporcionar o contato delas com as cavernas, cavernas estas que sofrem a cada dia mais o risco de serem suprimidas, sem sequer serem conhecidas da grande maioria da sociedade.”
Confira as dicas do Consultor Sebrae, que tira dúvidas dos empreendedores aqui no blog Faça Diferente:
Canais alternativos de divulgação
Produções independentes são sempre mais complicadas de colocar no mercado, principalmente quando se trata de um assunto destinado a um público muito específico. Este é o caso do Cavernas em Foco – Espeleologia Histórica e Cultural Mundial. Talvez a baixa procura ainda seja pelo fato de ser uma literatura muito específica.
As formas mais baratas e usuais para divulgação, o escritor já esta usando: site, blog, Twitter e redes de relacionamentos. Por isso, é preciso investir em outros canais de divulgação:
- Propaganda ou resenhas em revistas e sites especializados no tema;
- Promoção de eventos para lançar o livro, convidando pessoas formadoras de opinião na área;
- Dar entrevistas e procurar os jornais que tenham cadernos de esporte e turismo e que se interesse em divulgar seu livro;
- Fazer palestras sobre o assunto.
Isso significa colocar o livro em baixo do braço e sair na busca de apoio para sua divulgação. Não tem outra forma! A não ser que você queira buscar uma editora que se interesse pelo livro, e aí ela própria estaria divulgando junto às livrarias, sites, etc.
Segue abaixo alguns sites ligados ao tema que poderão ser de valia para anunciar seu livro:
Entre em contato: litfanbr@gmail.com

Um comentário:

  1. Valeu, Sebrae... não ajudou em nada.
    Geralmente, autores independentes são uns ferrados. Se eu tivesse grana pra investir nesse marketing mais agressivo, eu mandava imprimir centenas de livros e distribuía pelas bibliotecas, daí seria só divulgar as bibliotecas onde se encontraria os livros disponíveis pra empréstimo.
    Os autores querem ser lidos ou querem vender para recuperar o prejuízo com as impressões e propagandas pagas?

    ResponderExcluir

Pode chorar...