Literatura Fantástica Brasileira

Literatura Fantástica Brasileira

Tarja Editorial no "Hall da Fama".



Por Lobo Mau.


Olá a todos,... tenho um blog voltado para vários conceitos culturais onde a literatura ocupa uma grande porcentagem desse conteúdo, sendo assim, vendo o meu crescente número de acessos e visitas durante os 4 anos do blog, decidi que finalmente estava gabaritado para alçar voos mais altos com o site e dei inicio a uma procura por parcerias com diversas editoras, essas mesmas que já estamos cansados de conhecer.

Uma das primeiras ‘parcerias’ que firmei foi com a TARJA EDITORA, em um esquema até vantajoso para quem estava começando com esse tipo de negócio, e isso valia tanto pra mim quanto pra editora... a coisa funcionava assim, os parceiros possuíam um mega desconto de 75% a 80% na compra dos livros do catálogo da editora, facilitando a aquisição para serem resenhados e até sorteados. Poxa, comprei logo três de cara e ainda descolei um pra sorteio no blog. Segui a editora no twitter, coloquei sua logo no meu blog, dei inicio nas resenhas e assim começou nossa feliz parceria, que perpetuava por meses até que...

Até então me incomodava apenas a falta de registro ou de organização da editora, sendo que os únicos contatos que ela fez durante esse tempo, foram para eu me recadastrar em seu sistema de parceria, acho que foram ao todo umas 3 ou 4 vezes em que eu tive que reenviar todos os dados do meu blog para que ele constasse novamente no sistema de ‘parceiros’ da editora. Ate aí tudo bem. Tb achei estranho a editora não dar um follow back nos ‘parceiros’ no twitter, nem interagir com eles e nem da um mero RT nas resenhas de seus próprios livros,.. mas vai, até aí tudo bem, pode ser politica da editora.



Mais eis que esses dias chega a minha caixa de entrada a NOVA GRANDE OPORTUNIDADE DE PARCERIA proposta pela editora Tarja (claro que tambem a necessidade de um recadastramento), que compartilho agora com os senhores. Veja abaixo.


Caros Parceiros,

Estamos reorganizando o sistema de parcerias da Tarja de modo a facilitar o acesso de vocês aos nossos livros.

(...)

Assim sendo, os Parceiros interessados em entrar neste sistema e, com isso, manter a parceria com a editora, devem enviar um e-mail para ...@tarjaeditorial.com.br com o nome do blog e o link do perfil de Facebook d@(s) responsável(is) pelo blog, de forma que possamos cadastrá-los em nossa loja.

O ideal é enviarem os e-mails o quanto antes, para poderem usufruir das promoções especiais, entretanto estenderemos o prazo do contato por todo o mês de setembro.

O sistema de descontos vai funcionar da seguinte maneira: 25% em todos nossos livros, e 50% no Livro do Mês, que será anunciado para vocês no dia 30 do mês anterior.

A nossa contrapartida por essas ofertas será apenas que os parceiros nos encaminhem em até 60 dias após a aquisição dos livros, uma resenha postada em seu blog. E que pelo menos a cada 90 dias seja realizada uma aquisição. Nota: os parceiros que não resenharem as obras em 60 dias, ou que passarem 90 dias sem adquirir algum título terão o acesso cancelado automaticamente e serão excluídos do sistema de parcerias.

O Livro do Mês de setembro, com 50% de desconto, é o título Paradigmas Definitivos. Aproveitem!

         Atenciosamente,



Vou dar a todos alguns segundos de risos antes de continuar o texto , porque não quero perder um tostão que seja da atenção de vocês.

Prontos?... Então vamos lá. Continuemos.

Agora todo mundo dando parabéns pelo pessoal do marketing da Tarja Editora porque eles merecem! Conseguiram criar um sistema de parceria onde é mais vantajoso ser um simples cliente do que um parceiro. Por um desconto de 25%? Não obrigado, prefiro pagar o valor inteiro e poder comprar um livro quando EU QUISER!

‘os parceiros que não resenharem as obras em 60 dias, ou que passarem 90 dias sem adquirir algum título terão o acesso cancelado automaticamente e serão excluídos do sistema de parcerias. Deixa ver se eu entendi, vocês querem que eu pague para trabalhar pra vocês? É isso? E ainda encare isso como obrigação sobre pena de ser sumariamente excluído do seu sistema? Cade a vantagem do parceiro? Este desconto pífio em troca de um trabalho escravo? Será que vocês não conseguem clientes para suas publicações e estão querendo transformar ‘parceiros’ em leitores por obrigação? É isso que eu entendi? Lastimável....

Acho que vocês se dedicam demais a literatura e estão esquecendo os números. Vamos falar um pouco de números, por exemplo o meu blog que possui um pagerank 3 e alcança 120.000 acessos mês. Sabe quanto vocês teriam que gastar em publicidade em qualquer mídia radio difusora para atingir essa quantidade de leitores?

E os números do Twitter? Onde eu possuo MAIS QUE O DOBRO de seguidores que o perfil oficial da editora, ou seja, possuo um campo de influencia bem mais vasto que o da editora inteira. Seguir de volta um blog com o DOBRO da sua influencia dentro das midias socias (que teoricamente ainda é um parceiro), seria no minimo sensato da parte da editora.

Sabe o que esses números significam TARJA EDITORA?  Que vocês deveriam me pagar para divulgar suas publicações como em qualquer mídia que se preze. Como já tenho feito com várias outras editoras sérias que sabem reconhecer o poder do marketing da mídia social.



Quero deixar claro que não tenho nada pessoal contra a Tarja editorial e muito menos contra suas publicações (gostei de todas que li).
E embora o trabalho de seu departamento de marketing esteja sendo porco e amador, não considero que eles estejam errados. Em minha opinião estão completamente certos....errados são os otários que se submetem a esse tipo de coisa.
Com meu blog não rola, trabalho muito nele pra conquistar leitores que não me respeitariam mais se eu me submetesse a algo assim.

Entre em contato: litfanbr@gmail.com


3 comentários:

  1. Bom, mesmo tentando tirar onda com a cara dos blogueiros, pelo menos a Tarja respondeu ao reclamante aí. Pior é aquela tal de Estronho que finge não ver tuitadas e e-mails do publico na maior cara-de-pau.

    ResponderExcluir
  2. A parte engraçada é que o pessoal do 'marketing' da Tarja, tentou se justificar no FB dizendo que um desconto de 80% é INVIÁVEL para uma editora pequena, ao mesmo tempo que em seu site oficial ela se auto-proclama: 'A Tarja Editorial é a MAIOR editora brasileira dedicada a Literatura Fantástica, com obras de conhecimento e literatura.'... Em qual mentira devemos acreditar?

    ResponderExcluir

Pode chorar...