Literatura Fantástica Brasileira

Literatura Fantástica Brasileira

À espera de um milagre.



Por Oscar Mendes Filho.


Pelo que tenho visto parece que as denúncias feitas aqui no blog já estão surtindo efeito.
Os escritores devidamente esclarecimentos, ao que me parece, não mais estão embarcando nas canoas furadas de antologias organizadas por pára-quedistas literários. Uma mostra disso são os e-mails e convites que eu e alguns companheiros de letras temos recebido para participarmos dessa porcaria toda.
Antes, assim que eram anunciadas, essas antologias lotavam de pessoas querendo participar delas, e isso parece que não está mais acontecendo.
Os "organizadores" lotam e-mails e páginas de relacionamento de spams divulgando esses "trabalhos" na ânsia de que a cota de participantes seja suprida.

O que acho mais ridículo é que ainda há quem prestigie esse tipo de coisa. Provavelmente isso se baseie na teoria da "troca de favores". Mas enfim, cada qual com sua consciência e suas convicções.
Prefiro prosseguir com meus livros publicados por conta própria, se forem um fracasso ou um sucesso, a responsabilidade será exclusivamente minha e não deverei favores a ninguém por eles.

Falta saber se também haverão leitores que ainda empregarão seu dinheiro na aquisição de tais "obras literárias". Pelos comentários e e-mails que recebemos muitos já se deram conta do que ocorre, no entanto, sempre haverão os que consumirão esse lixo, afinal, existe gosto pra tudo.


O que reina na "panela literária" é a idéia de que para ser um escritor de sucesso seja necessário ter muitos amigos para que eles possam alavancar suas obras através de blog´s elogiosos, resenhas e prêmios comprados ao invés da necessidade de se possuir competência para escrever algo digno de elogios.

Talvez chegue o dia em que o ramo literário receba o devido respeito e seja tratado como merece, até lá, ficamos aguardando por um milagre.

Entre em contato: litfanbr@gmail.com




Um comentário:

Pode chorar...