Literatura Fantástica Brasileira

Literatura Fantástica Brasileira

Pela porta dos fundos.



Por Chutenacara.com.br.


A maneira pela qual alguém consegue penetrar no universo literário é escrever uma obra de qualidade que seja venerada pelo público e endeusada pela crítica, certo?
Errado.
Está em voga dentro do meio uma nova, e aparentemente bem sucedida, maneira de ingressar no tão estimado meio literário.
Não há a necessidade de se possuir uma escrita primorosa, um vocabulário rebuscado, o domínio da língua, mas sim, algum conhecimento em webdesign.
Exatamente.
Você não precisa saber escrever, afinal o Word possui corretor de textos (ainda que alguns não o usem diante das ofensas gramaticais que se lê por aí), apenas se ofereça para criar capas para os livros dos autores que possuem algum talento literário, mas não os recursos financeiros para financiar a arte de seus livros.
Fazendo isso você acaba se transformando em uma ferramenta indispensável para o sucesso que esses escritores almejam atingir e, desse modo, não será esquecido quando algum deles tiver a idéia de criar alguma antologia.
Esse é o fator que eu denomino como "oportunista" e que eu vivencio dentro do meio literário. Quer ser lembrado? Quer se tornar "inn" dentro do meio? Faça favores a quem já adquiriu algum crédito dentro da literatura, seja útil a eles de alguma forma, assim você se tornará uma sombra deles e os acompanhará em todos os momentos.
Sim, você estará nos lançamentos, nas entregas de prêmios e dentro de todas as antologias que forem criadas (principalmente se a capa for de sua autoria).
Ah, mas o que você escreve é digno da mente de uma criança de dez anos? Não tem problema, seu trabalho medíocre estará rodeado por trabalhos de boa qualidade dentro da antologia, de forma que passará desapercebido.
"Mas como me aproximar dos top´s da literatura? Eles são deuses inatingíveis!".
É mais fácil do que imagina. Compareça a lançamentos e prestigie eventos de qualquer espécie relacionados ao meio literário, dessa forma você fará amizade com quem pertence à famigerada panelinha literária e poderá lhe oferecer seus trabalhos.
Tudo caminhará conforme mencionei, esteja certo disso.
"Mas entre os escritores eu serei banalizado, só serei lembrado pelas capas, não pelo que eu escrevo".
Mas é exatamente isso o que acontece, dentro da panela você é apenas uma ferramenta para o sucesso deles, seus trabalhos estão entre os deles devido a favores prestados.
Não se engane achando que dentro do meio literário todos são super amigos. Cada um apunhala o outro na primeira oportunidade que tiver (salvo raríssimas excessões), falam mal um do outro mas babam os respectivos ovos quando se encontram. São amigos até que você lhes tenha alguma utilidade, quando você se tornar obsoleto, esquecem da sua existência.
Pois é, caro leitor, esse será o preço a ser pago. Você ingressará em um universo recheado de mesquinhez, falsidade e oportunismo.
Mas não se preocupe, esse tipo de informações não vaza para os leitores, ele fica apenas dentro da panela. Quando o trabalho do qual você faz parte com seu conto deplorável figurar nas páginas de divulgação ele será qualificado como ótimo, assim como os demais. Tecerão elogios e mais elogios sobre a obra até que você se convença de que é um escritor de primeira!
Se você é uma dessas pessoas em que o importante é estar dentro da festa, mesmo que tenha entrado pela porta dos fundos, esse é o caminho.
Boa sorte, você vai chegar lá.

Entre em contato: litfanbr@gmail.com




2 comentários:

  1. Eu escrevi sobre isso hoje! Agora que eu vi a sua postagem.
    http://blog.pedromoreno.com.br/?p=365

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Pedro.
      Esse fato apenas reforça que tudo o que é aqui escrito corresponde à verdade, e não se tratam apenas de idéias mirabolantes por parte da equipe do blog.
      Obrigado por nos visitar.

      Excluir

Pode chorar...